O continuo e persistente crescimento da tecnologia relativa à impressão digital, nos apresentou grandes avanços técnicos, novas opções e novas e melhores funções para impressão comercial, empresarial e de marketing existente. Entretanto, com tudo isso, as pessoas não sabem qual o melhor tipo de impressão: se é a impressão digital ou se é a impressão offset.
Antes de prosseguir, é importante recordar como é executado o processo de impressão offset convencional, conhecido também de litografia offset. O processo offset tradicional (processo de impressão indireta) como a impressão de cartões de visita utiliza matrizes criadas usando de chapas de alumínio que servem de meio de gravação e, ao mesmo tempo, como método de transferência da imagem para o material físico a imprimir (normalmente papel). O prática offset tradicional é, começou na segunda metade do século passado, o mais utilizado processo de impressão, usado em embalagens como os mais variados documentos impressos e de marketing, garantindo sempre uma qualidade incrível (a qualidade média cifra-se em 175~200 linhas) para médias e grandes tiragens em em quase todo tipo de papel e, inclusive, alguns suportes “plásticos”, como por exemplo o poliestireno.
No método de impressão indireta, que falamos anteriormente, existe um objeto entre a matriz e o papel, que possuí de cauchú ou blanqueta. A imagem encontra-se na matriz conhecida também como chapa e, daqui é transferida para um cilindro coberto com borracha (o tal cauchú) e daí, finalmente, para o suporte, vulgarmente papel. Resumindo pode se dizer que a matriz (chapa) imprime o cauchú e este o papel. Este processo tem de ser contínuo por cada cor (CMYK), já que cada corpo da máquina tem apenas uma cor; ou seja, a “impressora” imprime uma cor de cada vez até, por adição, imprimir todo o trabalho.
A impressão digital por exemplo na impressão de um banner por sua vez, é realizada através de um processo bem mais prático e elimina grande parte desta mecânica convencional e acima de tudo, reduz e muito os custo de arrumação e acerto de máquina, sendo assim muito simples e prática para a cumprimento de provas de cor e alguns trabalhos. Mas… quais as vantagens e desvantagens? Qual é a melhor opção?
Vantagens da impressão Digital
Tempos de execução muito menor
Não precisa de reparação de cores, pois a primeira impressão é igual à última.
Tiragem exata; sem desperdícios e menos variações.
Custo mais menor até cerca de 1250 tiragens.
Impressão de dados variáveis.
Vantagens da impressão
Grande qualidade de imagem.
Maior suporte de superfícies de impressão.
Custo único , menor custo sobre quantidade.
É possível realizar, impressão folha por folha, suporta grandes formatos de impressão, logo melhor aproveitamento do papel e menores tiragens.
Mais dicas para a sua decisão
Quantidade: A impressão offset possui vários custos fixos. Em tiragens menores o custo da impressão offsset será certamente é maior, mas se a quantidade for maior, o o custo unitário cai de forma considerável na impressão offset, pois ao contrário da impressão digital, os seus custos variáveis são bastante reduzidos. Resumindo: pequenas quantidades opte pela impressão digital, mas em grandes quantidades use offset.
Suporte de impressão: é necessário um papel especial ou de um acabamento fora do comum? Bem, Apesar de as opções de diferentes materiais e acabamentos estejam a aumentar no mundo do digital, é certo que a impressão offset ainda é quem oferece maior flexibilidade.
Cor: As máquina de impressão digital usualmente utilizam quatro cores (CMYK) de impressão no seu processo, algumas imprimem também em cores Pantone® (cores directas).
Se for preciso realizar uma impressão de uma cor, como verde por exemplo, a melhor opção será certamente a impressão offset, já que na impressão digital será preciso utilizar o sistema de quadricromia, enquanto que no sistema offset, a mesma impressão poderá ser executada utilizando
utilizando apenas a uma cor composta (no nosso exemplo, o verde).
Se precisa de uma impressão em seleção de cor ou quadricromia (conhecida como impressão a quatro cores) o ideal será a impressão digital, pois sem dúvida os custos serão menores.
Mas se planejauma impressão em cores diretas através do Pantone Matching System ®, a impressão offset vai-lhe oferecer uma maior gama de cores, cores mais proxímas do real.
Prazos: Se o tempo de entrega é curto, a impressão digital lhe oferece sempre melhores prazos de entrega.
Povas de cor: A Impressão Digital fornece provas precisas e no material que deseja imprimir. As provas de cor no offset são extremamente caras, quase sempre não é possível realizar a prova.
Personalização: A impressão digital oferece-lhe esse serviço a um valor impossível de obter no processo offset, pode se dizer que impressão personalizada, só se for impressão digital.
Neoblu Impressos Digitais Eireli CNPJ: 21.635.795/0001-84 | Rua Desembargador Oscar Leitão, 57 - Blumenau/SC